segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Existe diferença entre superar e extrapolar limites!


Estamos vivendo em tempos de muita influência da mídia sobre os esportes, isto é, muitas pessoas tem começado a praticar esportes pela quantidade de corridas, por exemplo, que tem sido divulgada. E isso é excelente! É realmente muito prazeroso encontrar inúmeros corredores, ciclistas e outros indivíduos praticando os mais variados esportes! O problema com tudo isso é que inúmeras pessoas acabam achando que superar limites é o mesmo que os extrapolar. 

Veja, por exemplo, as tristes cenas do vídeo abaixo:


Este vídeo é antigo e já foi postado uma centena de vezes nas redes sociais, mas me chamou a atenção quando determinada página no Facebook o divulgou e alguns comentários foram: "Wow! Isso que eu chamo determinação e motivação!" e "Eu admirei sua coragem e determinação". Pois digo totalmente o contrário: não admirei coisa alguma!

Ora, querido leitor, certamente as duas tri-atletas do vídeo (Welch e Ingraham) treinaram muito para chegarem àquela prova que tanto exige dos participantes, todavia, não é possível olhar as imagens e se sentir "motivado", pois que motivação há em tamanho sofrimento? Sim, eu sei que existe sofrimento em todos os esportes e ele faz parte do "jogo", mas creio, sinceramente, que as duas atletas, em vez de superarem seus limites, acabaram o extrapolando.

Por superar limites, entendo aquilo que é feito com cautela, buscando saber que os limites são estabelecidos paraprecaução, nos levando a não ir além, salvo se estivermos muito preparados. Já o extrapolar limites, entendo se tratar de pontos que cada um possui e não se deve ir além deles - por exemplo, seria extrapolar no caso de um iniciante na corrida, mesmo nunca tendo treinado decentemente, resolver participar de uma ultramaratona de 200km. 

E por que isso? Estaria eu dizendo que tal pessoa não tem "determinação"? Evidente que não, apenas que é insensato fazer determinadas coisas em certas ocasiões. É claro que muitas coisas fogem ao nosso controle e, raras vezes, só temos uma opção: ir com dor mesmo! Mas isso é bem diferente do que muitos tem feito, infelizmente.

Desta forma, trace seus limites e a medida que estiver preparando, os supere e lance outros! Entretanto, acautele-se quanto ao extrapolar aqueles que você sabe que não está nem um pouco preparado. Agindo assim, certamente sua atividade será muito mais prazerosa, lhe renderá longos anos de diversão e evitará grandes e perigosas lesões!

Bons treinos!

*Fonte da imagem: http://www.adrianjwalker.com/wp-content/uploads/2014/01/bigstock-Silhouette-Of-An-Exhausted-Spo-56076581.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...