sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Rocky Man 2014! - Relato do corredor Ernani Souza!



Para quem não conhece, o evento Rocky Man é um conjunto multiesportivo, envolvendo diversos desafios e unindo em equipes, os melhor atletas do mundo. O objetivo é que cada atleta vença em sua categoria (surfe, corrida, skate...) e ao fim a equipe se consagre campeã na classificação geral.

Abaixo, o relato do nobre corredor Ernani Souza, sobre o Rocky Man 2014!

_____________

Rockyman 2014

Em 2013 participei do Rocky Man pela primeira vez. Fui convidado para me juntar a outros amigos e defender a equipe carioca "Pro Ribeiro". Fiz a modalidade individual mountain bike e junto de todos os integrantes da equipe fizemos a canoa polinésia; também fizemos juntos a corrida em equipe. E para finalizar a prova, me amarrei no evento e queria muito participar novamente, mas sabia das dificuldades de conseguir repetir a dose, pois se trata de um evento exclusivo só para equipes convidadas, sendo que cada capitão das equipes escala seus atletas da forma que achar melhor.

Logo no íncio do ano de 2014 vi que o Rocky Man estava agendado para os dias 7 e 8 de novembro. Os meses foram passando e não recebi nenhum convite. A equipe que representei em 2013 também não iria participar. Assim, quando chegamos em outubro, programei uma maratona no exterior e definitivamente não tinha mais esperanças de fazer a prova no Rio de Janeiro.  Pós maratona, tirei uns dias de férias e logo que retornei fiz outra prova longa. No dia 01 de novembro disputei a etapa mineira do Circuito APTR de corridas de montanha e fiz a distância de 25km, vencendo a prova onde terminei o dia bem cansado.

Entramos na semana do Rocky Man e na terça-feira recebi um convite: era a capitã de um dos times brasileiros mais fortes, afinal, a equipe Núcleo Aventura da super atleta Cristina Carvalho foi simplesmente a primeira equipe brasileira a completar o Rocky Man. O atleta que iria fazer a corrida de montanha teve uma lesão e eles estavam precisando de alguém. Não pensei duas vezes e respondi que eu estava disponível, mas coloquei também minha atual condição física - estava vindo de uma maratona, alguns dias de repouso e também de uma recente prova de montanha de 25km, mas ainda assim recebi um crédito positivo e logo fui integrado à equipe que contava ainda com nomes fortes do esporte mundial como o skatista brasileiro, Sandro Dias, o "mineirinho".

Fui para o Rio de Janeiro sabendo da pedreira que iria enfrentar, um start list de respeito com quase todos os melhores corredores de montanha do Brasil e também 5 do exterior. Nossa prova individual teria 32km dentro do Parque Nacional da Tijuca, sendo o ponto máximo da prova a passagem pelo Cristo Redentor em meios aos turistas.

Largamos às 10 horas da manhã. O circuito foi fantástico: 95% trilha, muito calor e umidade. Durante toda a prova me mantive entre os top 5 e seguia brigando pelas primeiras posições. Na metade do percurso, na altura da vista chinesa, devido a uma grande falta de educação de algumas pessoas que retiraram as marcações do percurso, muitos atletas se perderam e tivemos que nos reunir para uma relargada. Feito isso, fomos de novo trilha a dentro, com subidas intermináveis e descidas extremamente técnicas; passou pela minha cabeça um flashback da Kailash Trail Run que aconteceu em Passa Quatro, no mês de abril - os dois eventos tinham na parte técnica pontos bem parecidos.


Completei a prova em 4º lugar geral. Fui o segundo brasileiro a terminar esta modalidade. Nova Zelândia e Estados Unidos ditaram o ritmo e conquistaram as duas primeiras posições. Chico Santos simplesmente sumiu na última descida técnica e no final fiquei satisfeito com minha participação.

Após alguns minutos para recarregar as baterias, juntei-me à equipe, fizemos a canoa polinésia, a corrida em equipe e terminamos a prova em 3º lugar no geral. E novamente a equipe Núcleo Aventura foi a primeira equipe brasileira a cruzar a linha de chegada.


Fiquei feliz por fazer parte do grupo, por contribuir com a equipe e também por conhecer pessoas e lugares lindos!

Fico na expectativa para 2015! Será que receberei outro convite?

* Escrito por Ernani Souza (com exclusividade ao blog Atleta Econômico)
** Fotos fornecidas pelo autor
*** Fonte da do logo na imagem: http://www.adventuremag.com.br/calendario/upload/images/rockyman(1).jpg  

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...