quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O GPS está mentindo para você?


Um certificador de percurso explica como as distâncias são medidas.

Tendo passado a marca do quilômetro 19 em uma recente meia maratona, olhei para baixo em meu relógio e sorri. "Estou em um pace para finalizar em 1:45", pensei. "Ótimo!" Sete minutos mais tarde os 1:45 vieram e se foram, mas eu ainda estava correndo. Como assim? No fim da corrida, de acordo com o meu relógio Garmin, eu havia corrido 21,565km.

Pensei um pouco mais sobre isso. Meu relógio "bipou" e avisou que eu havia alcançado os primeiros quilômetros da corrida que eu havia marcado. Mas conforme ia adiante, alguma coisa aconteceu e eu comecei a correr mais do que a distância anunciada pela corrida. Meu relógio deveria ter soado que eu corri um quilômetro antes do sinal programado ao longo do percurso. Quando chegou no início do quilômetro 19, na verdade, eu já estava em um terço dele.

Distâncias de corrida raramente mentem, uma vez que elas são medidas com a última tecnologia chamada de  "método da bicicleta calibrada". Jum Gerweck, um certificador da USATF (U.S.A. Track & Field), situada em Connecticut, disse que o método está em prática desde os anos de 1970 e envolve andar de bicicleta equipado com um contador que percebe a roda se movimentar. No fim do trajeto, alguns cálculos matemáticos são feitos e a distância é revelada. O percurso é medido quatro vezes e, então, uma vez que a distância é aferida, é refeito ainda outras duas vezes. A rota menor no final destas duas últimas vezes é a distância final.

Com isso em mente, não há dúvida de que a corrida onde corri 21,565km, era certificada pela USAFT. Todavia, mesmo assim, eu estava frustrado. Como era possível eu ter corrido um terço a mais do que eu deveria? Será que eu não pequei o caminho mais longo da rota? Talvez eu tivesse andado muito em zigue-zague ou cortado por alguns gramados.

"As distâncias são medidas pela rota mais curta possível, o que significa cortar todas as tangentes, etc", diz Gerewc. "Seja como for, como um corrida marcada, a distância é definida com base em 30cm do meio-fio. A não ser que fosse permitido correr a menos de 30cm do meio-fio, você iria cortar o percurso". Entretanto, pegar o caminho mais curto possível, é mais difícil do que você pode imaginar, mesmo para profissionais experientes, diz Gerweck.

Uma coisa importante é sobre os relógios GPS. Todos eles se comunicam com satélites, a fim de determinarem a velocidade e distância, mas coisas como nuvens, grandes multidões, construções e uma grande concentração de GPS juntos, podem afetar a sua precisão. Assim, é melhor pegar o caminho mais curto possível durante a corrida, o que significa andar perto do meio fio e evitar zigue-zagues. Ainda outro aspecto que pode prejudicar, embora menos praticado, é que as pessoas iniciam seus relógios GPS muito antes da corrida ou os parem muito depois. Certifique-se de que você o inicia quando cruza a linha de início.

Conversei com o treinador de triatlo e diretor de corrida, David Glover, acerca do meu dilema no contexto de uma corrida com mais esportes. Provas de triatlo são ainda mais difíceis de medir corretamente, porque toda a rota é mais diversa e propícia ao erro - como o percurso da natação, onde é impossível nadar em linha reta, bem como áreas de transição, rotatórias, etc.

A melhor maneira para se ater à distância é conhecer a rota, nadar entre as boias e conhecer o percurso, diz Glover, desenvolvedor de planos da Endurance Works, treinador e diretor de provas para a Luray Triathlon. "Muitos atletas não olham bem e acabam nadando além. Atletas também cometem erros, saindo do percurso ou dando um número incorreto de voltas - as vezes muitas, as vezes poucas, durante um percurso em círculos. Conheça o percurso."

Portanto, a lição é simples: comece e pare seu GPS no tempo certo, pegue a menor rota possível que você puder enquanto está no percurso e ao fim do dia, não jogue tudo para cima do relógio em seu pulso, afinal, ele é somente um dispositivo eletrônico.

*Escrito por Jason Devaney
**Retirado do site Competitor.com
***Tradução livre do autor deste blog (as distâncias foram alteradas para quilômetros, tendo em vista que no original eram em milhas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...