segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Review - Tênis Puma Faas 100R


Desejando um tênis leve (muito leve!), com excelente apelo minimalista e conforto muito bom? Então compre seu Puma Faas 100R!

Este tênis foi indicação do colega Sergio Rocha, editor do Corrida no Ar, quando eu me encontrava em um período bastante crítico, a saber, vinha de uma lesão que estava me deixando preocupado (resumindo, corria errado e mais intensamente do que um corredor amador deveria fazer). Como eu precisava voltar a "aprender a correr" - em breve um texto sobre isso -, o Sergio me indicou este modelo da Puma, tendo em vista ser minimalista.

Mas, o que é um tênis minimalista? Em poucas palavras, minimalista é o tênis com zero de drop, isto é, onde não há diferença de altura entre o calcanhar e a frente do pé. Também são tênis que possuem excelente flexibilidade, dando ao atleta a maior sensação possível de estar pisando naturalmente, sem ter grandes placas de plástico ou estruturas rígidas.

Vamos aos demais comentários.

Estética

Uma das coisas que me chamou a atenção neste modelo foi a sua beleza. Ok, isto é relativo, mas gostei da harmonia das cores, em especial neste modelo que adquiri. O tênis não é "escandaloso" como outros que vemos por aí (o que também não me incomoda) e por isso pode ser usado, tranquilamente, com uma calça, por exemplo, sem se preocupar por chamar muito a atenção na rua.


Ah! Importante ressaltar: abaixo explico o porquê de estar usando uma meia preta, ok? rs

Respirabilidade

O cabedal (o "corpo do tênis) é muito fino - muito fino mesmo! É por isso que usei a meia preta, pois com uma branca ficaria um pouco estranho devido à transparência. Mas isto não significa que seja frágil. Para se ter uma ideia do quão fino é, olhe esta foto, onde é possível ver de um lado ao outro do tênis:


Uma olhada por dentro revela a quantidade de luz que passa:


Por óbvio, então, o tênis possui uma excelente respirabilidade, dando para sentir, tranquilamente, o vento refrescando os pés. :) Não cheguei a utilizar em dias de chuva ou noutros locais com água, mas creio que a resposta do tênis seja boa.

O drop

Como já disse, este modelo tem apelo minimalista e por isso a Puma resolveu remover toda diferença de altura entre o calcanhar e a frente do pé, proporcionando uma pisada muito natural, pois não se fica tocando o chão como se estivesse com um pequeno salto. O modelo, inclusive, faz questão de mostrar isso ao público, mostrando o "0 mm Drop":


Por ser "drop zero", você não irá bater com o calcanhar no chão antes do médio-pé, o que significa dizer que, talvez, você precise ir com um pouco de cautela nas primeiras vezes, porque certamente não será nem um pouco agradável ficar batendo o calcanhar em um tênis com amortecimento não tão acentuado.

Importante ressaltar que o tênis só é "drop zero", quando usado sem a palminha, pois ela possui 4mm de drop, deixando seu calcanhar levemente levantado - o que não prejudica em nada seu exercício.


Conforto

Ainda que este modelo tenho apelo minimalista, não sendo indicado para quem quiser "pisar nas nuvens", não deixa a desejar no quesito conforto, podendo muito bem ser utilizado sem a palmilha, a fim de ser um legítimo "drop zero".

Corri algumas vezes com ele sem a palminha e posso garantir que o conforto é bastante razoável (melhor com a palminha, que embora fina, proporciona um exercício mais agradável), mesmo com a costura aparecendo, pois ela é feita de um material que não machuca os pés.


O único desconforto que senti (e doeu muito!) foi em uma das primeiras corridas que fiz. O cabedal, por ser muito fino e meu calcanhar estar acostumado com tênis "mais reforçados", acabou provocando bolhas que me levaram a acabar o treino de corrida com somente um desejo: retirar os tênis dos pés. Posteriormente, quando já estava "calejado", não tive mais problemas.

Por isso, a dica é: utilize alguma forma de proteção no calcanhar, nas primeiras vezes; um band-aid já faz o serviço.

Flexibilidade

Buscando ser coerente com o minimalismo, este modelo é bastante flexível:


Diferente dos outros tênis que buscam corrigir pisadas, este não se importa nem um pouco com isso, porque a finalidade é que o atleta tenha o sentimento de menos interferência possível no aterrizar do pé.

Note-se, outrossim, que a língua do tênis é muito fina (algo em torno de 1mm), fazendo com que você não sinta qualquer desconforto na parte superior do pé. E embora a língua seja fina, isso não significa que é frágil. Ah, ela é presa, pra não ficar escorrendo. :)


Tipo de piso

Já corri com ele em estradas de terra, areia de praia e asfalto. Assim, posso dizer que ele possui uma natureza "asfáltica" e quebra um galho em estradas de terra - digo isso porque sua sola possui vários lugares onde é bastante fácil algumas pequenas pedras ficarem presas; daí entender ser mais prudente apenas correr no asfalto. E sobre a corrida na areia da praia, exceto se for para correr na "areia dura", vá com outro tênis, pois você ficará, literalmente, patinando - e nem deveria ser diferente, pois o modelo não foi feito para isso.


Conclusão

Considero um excelente investimento, pois o comprei por R$165,00 (e frete grátis)! O preço sugerido pela Puma é de R$299,00, mas eu não pagaria tudo isso, tendo em vista achar desproporcional ao que o tênis oferece. Aqui neste texto eu explico como conseguir bons descontos. 

Apenas um alerta final: como o cabedal é bem fino, não compre o número que você costuma usar nos outros tênis, pois uma vez que não há estrutura interna para "segurar" o pé, acaba sobrando espaço e o número "padrão" já deve lhe servir. No meu caso, noutros tênis de corrida, como no Mizuno Wave Prorunner 16, calço 42 e acabei pedindo este Faas 100R também no 42, o que fez com que ficasse um pouco maior do que aprecio - nada, porém, que impedisse a prática de exercícios.




Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...